Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Oque esperar dos regionais?

Recentemente o site thetopcut divulgou uma lista com o top 8 de diversos regionais dos EUA, e com isso podemos ter uma ideia de como serão nossos regionais, podendo prever os principais decks do formato e assim já irmos nos preparando sobre oque iremos encontrar nesses últimos campeonatos que antecedem o maior campeonato de nosso pais o Nacional que será realizado no dia 03 e 04 de maio em São Paulo. 


Acompanhando as listas dos tops fica evidente que um pokémon chegou para ficar e esse é Yveltal Ex, com seu ataque Evil Ball que  por miseras uma energia incolor e uma dark causa 20 + 20 para cada energia ligada ao seu e ao pokémon do oponente oque te proporciona um ataque consistente, forte e principalmente de fácil acesso pois com cartas como dark patch ou Yveltal que ligam energias dark em pokémons do banco deixando um Yveltal ex sempre pronto caso o ativo seja abatido. 

Ainda falando de Yveltal  Ex podemos ver 3 variantes principais desse deck, ele com Garbodor, ele com Darkrai e ele com Garbodor e Bouffalant, fica claro que cada um tem caracteristicas próprias, por Yveltal ex não possuir habilidades Garbodor é a escolha perfeita para travar os outros principais decks do metagame atual como Blastoise, Plasma e Aromatisse. A opção com Darkrai faz proveito de uma habilidade fantastica a de recuar um pokémon por custo zero além de possuir um pokémon que pode nocautear um pokémon no banco que já foi ferido pelo Yveltal Ex através dos 30 de dano providenciais de Darkrai ex.
Já a escolha por adicionar Bouffalant no deck pode se dar por 2 motivos, ter um pokémon não EX no deck que possibilita nocautear pokémons com a habilidade de não tomar dano de EX. Além de causar 120 de dano num pokémon ex desequilibrando a balança de troca de prêmios permitindo que você de 1 em troca de 2.



Outro deck que conquistou diversos títulos e tops nos regionais americanos é o nosso querido Blastoise que tem se mostrado um deck imortal através das coleções, sofrendo adaptações mas mantendo a essência de ataques agressivos e letais seja com o Keldeo Ex com diversas energias ou com Black Kyurem com seu black ballista que causa poderosíssimos 200 de dano não nocauteando apenas as versões megas. 
Creio que não existe muito para se acrescentar a falar desse deck, todos já conhecemos e sabemos de sua força e mecânica que só foi beneficiada com a mudança de regras da carta pegador de pokémon permitindo que seus squirtles fiquem seguros no conforto do banco.  


Outro deck que apareceu em praticamente todos os tops foi o já consagrado Plasma deck que se mostra um deck muito versátil que consiste em ataques agressivos através do Snorlax que bate 30 para cada pokémon plasma que você controla podendo chegar facilmente aos 180 de dano capaz de nocautear qualquer ex do formato, mas nem tudo é Snorlax nesse deck o Lugia ex é capaz de virar um jogo facilmente com seu ataque e sua habilidade que te dá um premio adicional, Lugia Ex pode facilmente pegar 2 ou até 3 prêmios quando o oponente menos espera. Com a adição da ferramenta muscle band e já os consagrados Deoxys Ex, Lugia Ex pode chegar facilmente aos 170, 180 de dano acabando com qualquer ex do formato e possibilitando uma virada sensacional na partida ou mesmo um inicio devastador. Mas a estrela desse deck certamente é Thundurus Ex que com seu ataque pode ligar qualquer energia num pokémon do banco, fazendo com que Lugia e Snorlax estejam sempre preparados para atacar.


Para finalizar esse artigo encerro com um dos decks que surgiram com o lançamento de XY o Aromatisse/variantes que consiste de abusar da habilidade de mover as energias de Aromatisse assim podendo utilizar cartas como Max Potion que cura todo o dano de um pokémon entretanto ele perde todas suas energias com a habilidade de Aromatisse essas energias não se perdem. Outra grande vantagem desse baralho é poder abusar de energias como prisma energy e rainbow energy que fornecem qualquer tipo de energia, dessa forma você pode colocar pokémons especificos para nocautear os principais pokémons do meta. Outra opção dessa baralho é utilizar energias duplas e energias fadas que podem ser aceleradas com o pokémon Xerneas que com seu ataque busca do baralho 2 energias fada e as adiciona em 2 pokémons diferentes dessa forma o leque de pokémons deve se limitar a pokémons que atacam com energias incolores como Tornadus Ex, Boufallant, Skarmory entre outros, um dos benefícios desse deck é não depender tanto de energias especiais e se ver livre de martelos, Cobalions Ex e outros pokémons que removem energias especiais e tanto atrasam seu jogo. 


Para finalizar vale ressaltar o desaparecimento do deck Virizion/Genesect aparecendo em poucos tops e nenhuma vez na primeira colocação, mostrando que sua hegemonia acabou e que o mesmo não pode segurar a fúria do novo rei do pedaço Yveltal Ex. 

É isso pessoal, vou ficando por aqui e boa sorte a todos que disputarão os regionais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário